Mais de 400 alunos da rede estadual de ensino participaram de visitas guiadas em 10 ambientes inovadores do Paraná, como hubs, incubadoras, universidades e laboratórios. A ação faz parte da Rota da Inovação, que integra as atividades da Semana Estadual de Inovação, que ocorre de 16 a 22 de outubro.
A Semana é um iniciativa anual promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). Neste ano a ação é desenvolvida em conjunto com as secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Turismo; Cultura; Planejamento; e da Educação, com o Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), Sebrae, universidades, prefeituras, ambientes promotores de inovação do Estado, além do Icities, Instituto Synapse, Hotmilk, Vellore Ventures e MWP.
Os alunos participaram de uma imersão prática, podendo adquirir conhecimento sobre o funcionamento de hubs e parques tecnológicos do Estado. Ao todo, 10 escolas dos municípios de Curitiba, Assaí, Ibiporã, Marechal Cândido Rondon, Araucária, Almirante Tamandaré e Maringá participaram da Rota de Inovação.
“O Estado conta com sete universidade estaduais, além da rede privada, e o nosso objetivo com a Rota de Inovação foi apresentar esses espaços para os alunos, apresentar qual é o futuro do empreendedorismo e da inovação e que elas podem ter acesso a tudo isso”, explica o secretário.
Os alunos do Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba, fizeram um tour dentro da Universidade Positivo, no Parque Tecnológico Ecohub, o ecossistema de inovação da instituição. Durante a visita, os jovens exploraram espaços como o centro de simulação médica, o laboratório de microbiologia, o biotério, a biblioteca da instituição e até mesmo o Teatro Positivo.
Para o aluno do segundo ano do ensino médio Leonardo Batista Fogaça, 17 anos, a visita despertou o interesse de ingressar em uma universidade, além de se envolver em projetos inovadores. “Tem uma sementinha de ambição que brota quando a gente entra aqui e vê como é um ambiente organizado e que oferece tantas oportunidades. É um ambiente que dá vontade de inovar, de empreender, de focar nos estudos e em um objetivo maior”, disse Fogaça.